style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Iara Ramos, 91 anos, Elsa Dalforno, 93 anos, e Maria Luisa Fulganti, 88 anos, foram juntas se vacinar
style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">
ATUALIZADA: matéria atualizada às 15h16min em 11 de fevereiro de 2021
Depois de mais de oito horas esperando em filas, a vacinação contra a Covid-19 em idosos com 85 anos ou mais começou em Santa Maria. Às 13h03, a primeira da fila no drive-thru do Parque da Medianeira, Vilma Egres, 88 anos (foto ao lado), recebeu a vacina.
Nesta quinta-feira, serão aplicadas 3.450 doses em nove pontos da cidade, por ordem de chegada, até esgotarem os estoques. Por volta das 15h, já haviam sido aplicadas cerca de 1,1 mil e ainda há fichas disponíveis em diversos pontos, inclusive no Parque da Medianeira.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha, no Bairro Bairro Juscelino Kubitschek, Maria Felipia, 88 anos, foi a primeira vacinada. Logo em seguida, foi a vez da Nativa Reis, 86 anos, que foi acompanhada pela filha Flávia Reis, 45 anos, que chegou por volta das 7h15min, com cadeira, água e lanches, para guardar lugar para a mãe.
- Estou feliz, será que não vai dar nenhuma reação? A vacina dá gripe não dá nada na gente, mas essa nunca tomamos, mas vai dar tudo certo - comenta Nativa.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Renan Mattos (Diário)
Nativa Reis, 86 anos, está vacinada
Na Tancredo Neves, a vacinação acontece na Associação Comunitária Tancredo Neves, que fica a cerca de 80 metros da UBS Ruben Noal. Os idosos formam fila na sombra das árvores e alguns aguardam dentro de carros na Avenida Paulo Lauda, mas o movimento é tranquilo. Das 400 doses, 95 haviam sido aplicadas até as 14h15min.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Leonardo Catto (Diário)
Na Tancredo Neves, idosos aguardam em cadeiras na sombra de árvore
A estimativa da prefeitura é que Santa Maria tenha cerca de 7 mil idosos com 85 anos ou mais. Logo, as doses desta quinta devem contemplar menos da metade da população. Quem não conseguir a vacina hoje, será imunizado assim que novas doses forem liberadas pelo Ministério da Saúde e chegarem até a cidade.
No drive-thru, foram distribuídas 550 fichas. O total de doses, porém, era 1 mil. A partir das 16h30min, não foi mais necessário ficha, e foi vacinado idosos com 85 anos ou mais que chegavam na hora. A vacinação não vai seguir na sexta-feira, já que é esperado que as doses sejam todas aplicadas nesta quinta.
VACINAÇÃO
QUANDO
- Nesta quinta-feira, a partir das 13h30min
ONDE
- Drive-thru no Parque da Medianeira - 1 mil doses
- Kennedy (Bairro Salgado Filho) - 400 doses
- Itararé (Bairro Itararé) - 200 doses
- Ruben Noal (Bairro Tancredo Neves) - 400 doses
- Vitor Hoffmann (Vila Rossi) - 200 doses
- Floriano Rocha (Bairro Juscelino Kubitschek) - 450 doses
- Oneyde de Carvalho (Vila Lorenzi) - 200 doses
- Wilson Paulo Noal (Bairro Camobi) - 400 doses
- São Francisco (Bairro João Luiz Pozzobon) - 200 doses
O QUE LEVAR
- Documento de identidade com foto e CPF
- Cartão do SUS (opcional)